sábado, 1 de novembro de 2014

A ilustração fantástica de Américo Gobbo


Ilustração de Américo Gobbo

Uma das coisas mais bacanas de ter um blog é você poder ser seu próprio editor. Define o que quer publicar, a linguagem a ser usada, o tamanho do texto e a ilustração que o acompanhará. Pode optar por usar uma imagem que reforce ou destaque coisas do texto, ou que simplesmente o embeleze. Pode se valer da ironia e dos finos traços dos cartunistas ou da mágica reveladora dos fotógrafos.
Tudo, evidentemente, em função de seus próprios gostos pessoais, daquilo que você valoriza. Tenho usado e abusado deste recurso, incorporando alguns desenhos, ilustrações, pinturas, gravuras e cartuns.
Descobri o desenho e a arte de Américo Gobbo graças ao jornalista Mauro Malin, do Observatório de Imprensa.
Estávamos – eu e Claudio França pelo IPPRI da UNESP, Mauro pelo Observatório e Mario Mazzili e William Sodré pelo Instituto Cultural CPFL – tentando pôr de pé um projeto para acompanhar e discutir as manifestações de junho de 2013. Queríamos ampliar e amplificar as análises que haviam sido feitas, combinando visões jornalistas com elaborações de caráter mais teórico. A ideia era fazer um site que canalizasse o trabalho e o publicizasse. Precisávamos de uma marca, de uma identidade visual para o nome do projeto: Ruas em Movimento. Foi quando Mauro apresentou o Gobbo.
Depois de alguns ensaios e conversas, ele chegou a uma ótima solução.

O projeto, infelizmente, não seguiu em frente. Está adormecido, podendo ser reativado a qualquer momento. Ninguém sabe. Mas Gobbo seguiu evidentemente em frente e continua ativíssimo.
Nos últimos tempos, tive o privilégio de acertar com ele um apoio para ilustrar alguns de meus textos no blog.
Os leitores saberão apreciar a fineza da arte de Gobbo. Não sou crítico especializado, mas me encantam profundamente a riqueza de detalhes e o colorido de suas ilustrações. Não sei bem porque, mas elas me lembram o realismo fantástico, ao fazer com que certos detalhes ganhem amplitude e capacidade evocativa.
Américo Gobbo tem um site, onde todos poderão ver o que ele tem feito nos últimos anos: http://americogobbo.com.br/. Trata-se de um artista com sólida formação e larga experiência. Estudou na conceituada Accademia di Belle Arti di Bologna, Itália, entre 1985 e 1989, tendo vivido nesta cidade até 2007. Hoje, mora em Leme, interior do estado de São Paulo, onde mantém um estúdio de pintura e gravura.
Merece continuar a ter o destaque que vem obtendo. Para mim, é uma parceria que só faz o blog crescer.

Um comentário:

Americo Gobbo disse...

Gostei muito da tua apresentação sobre o meu trabalho e projetos! Obrigado de coração e vamos que vamos!